Assista nosso vídeo institucional, clique aqui. 

Marca Grupo Adolescer

O Grupo AdoleScER – Saúde, Educação e Cidadania é uma organização da sociedade civil que desde o ano 2000 fortalece o desenvolvimento comunitário e promove a formação humana de crianças e adolescentes em quatro comunidades em situações de vulnerabilidade do Recife: Caranguejo/Tabaiares – Afogados, Ilha Santa Terezinha – Santo Amaro, Roda de Fogo – Torrões e Santa Luzia – Torre.

Através de metodologias e dispositivos específicos como a Educação entre Pares (Peer Education), o Tratamento Comunitário e Zona de Orientação Escolar (ZOE) o AdoleScER desenvolve diariamente ações de redução da violência prioritariamente com crianças e adolescentes e que se estendem para os/as moradores/as das suas comunidades. Estas atividades são realizadas nas sedes comunitárias que o AdoleScER mantêm nos quatro bairros que atende, bem como na própria comunidade e nas escolas onde os/as participantes do Projeto estudam.

Nossa Missão

Fortalecer o desenvolvimento comunitário e promover a formação humana para crianças, adolescentes e jovens através da educação entre pares.

A linha de vida do AdoleScER

Um grupo de profissionais da área de saúde e educação fundaram em 2000 a ONG Grupo AdoleScER com o objetivo de oferecer a adolescentes de comunidades em áreas de vulnerabilidade social, através de uma formação humana, novas perspectivas de vida. Essa formação de Adolescentes Multiplicadores de Informações (AMIN ), com duração de três anos inicialmente, e a partir de 2007 de quatro anos, possibilitou que adolescentes pudessem interagir de forma positiva com seus pares, através de esclarecimento e orientação. Além disso, visa-se estimular o interesse e o senso de responsabilidade dos/das adolescentes com relação às questões sociais e políticas das suas comunidades, fomentando a sua vontade de contribuir para a superação das situações difíceis nos seus contextos de vida.

O AdoleScER, no percurso dos anos seguintes, sempre adaptou seus programas e métodos de trabalho às necessidades atuais. No sentido de agir de forma mais preventiva ampliou, no final de 2006, a sua atuação educativa para crianças a partir de sete anos com o Programa Aprender Brincando. Paralelamente ampliou o trabalho de mídia a nível local, nacional e internacional, estabeleceu vínculos com Universidades, aprofundou a cooperação com outras entidades da área infanto-juvenil e intensificou contatos com lideranças e organizações comunitárias nos locais de inserção do AdoleScER, desenvolvendo, inclusive, atividades de geração de renda e sustentabilidade.

Hoje, o Grupo AdoleScER tem o seu lugar estabelecido no Recife no que se refere ao trabalho com crianças e adolescentes. Seu conceito pedagógico é considerado pioneiro. A metodologia utilizada nos projetos baseia-se no conceito do Peer-Education que é a educação entre pares: adolescentes da mesma idade e procedência sócio-econômica orientam seus pares, gerando assim um grande efeito multiplicador, tornando-se, além disso, corresponsáveis pela melhoria da sua qualidade de vida.