PazAMIN – Por uma comunidade sem violência!, busca promover o desenvolvimento social comunitário e a redução da violência intra e extraescolar através da metodologia do tratamento comunitário para a implementação de uma Zona de Orientação Escolar (ZOE).

Na primeira fase do Programa é desenvolvido um Sistema de Diagnostico Estratégico (SiDiEs) para a identificação de situações nas escolas e nas comunidades que apontem para o sofrimento dos seus membros. Também nesse primeiro momento é identificado e articulado  um grupo de líderes de opinião para as futuras intervenções no ambiente escolar e comunitário.

Na segunda fase do programa, os/as líderes de opinião, participam de diversas capacitações que fortaleçam seu desenvolvimento pessoal e contribuem para o reconhecimento de situações de sofrimento e violência vivenciados nas escolas e comunidades. Qualificados e com a consciência dos fatores que interferem negativamente na comunidade, esta “Minoria Ativa” será estimulada a se articular e propor intervenções no ambiente escolar e comunitário, visando a construção de uma comunidade mais pacífica.

Na última fase, visa-se a auto sustentabilidade do Programa implantado no sentido que as ações de enfrentamento ao sofrimento comunitário se tornem independente do Grupo AdoleScER, fortalecendo, inclusive, o protagonismo juvenil para a resolução dos conflitos sociais.

Paralelamente a estas fases do Programa, as sedes comunitárias do AdoleScER funcionam como “centro de escuta” e acolhimento do público infanto-juvenil, estando aberto diariamente as necessidades da comunidade. Crianças, adolescentes e jovens das escolas e comunidades serão encaminhadas para realizar atividades lúdicas, artísticas, rodas de diálogo e estudo, em casos mais graves, haverá acompanhamento e/ou encaminhamento para atendimento específico.  Atualmente, o programa está sendo desenvolvido em parceria com quatro escolas estaduais situadas nas adjacências das comunidades onde Grupo AdoleScER atua – Santo Amaro na Escola José Maria, em Santa Luzia na Escola CAIC Creusa Barreto Dornela Câmara, em Roda de Fogo na Escola Pintor Lauro Vilares e em Caranguejo/Tabaiares na Escola Maria Goretti.