Grupo Adolescer - CRIAPAZ

 

O programa Criapaz tem o objetivo de promover a cultura de paz e reduzir a violação dos direitos da criança e do adolescente através do fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.

Tendo como base os Direitos da Criança e do Adolescente – ECA e com fundamentação pedagógica em Educação entre Pares  e o resgate de uma cultura da infância, com brincadeiras tradicionais e danças de roda, desenvolve uma proposta para uma formação de educadores pares mirins, que visa aprimorar os conhecimentos das crianças nas áreas de cidadania, meio ambiente, nutrição e cultura de paz, além de incluir diversas formas de artes plásticas, informática, música e teatro em seu currículo.

Atualmente as ações são desenvolvidas nas comunidades de Santo Amaro e Caranguejo/Tabaiares, voltadas, prioritariamente, para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental com idade entre 9 e 11 anos e seus familiares. Através das multiplicações de conhecimentos, eventos e mobilizações públicas  as crianças protagonizam melhorias da qualidade de vida em suas famílias, escola e comunidade.