banner_santoamaroA Comunidade da Ilha Santa Terezinha está localizada no bairro de Santo Amaro, região político administrativa 1 do Recife. Santo Amaro é um dos bairros mais antigos do Recife, segundo os historiadores, sua origem remonta ao ano de 1681.

Apresenta uma área de 380 hectares e concentra seis comunidades: Ilha Santa Terezinha, João de Barros, Ilha de Joaneiro, Salgado, Chié e a Vila de Santo Amaro. O Bairro é constituído de duas Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS: a ZEIS da João de Barros, composta pela comunidade da mesma denominação; e a ZEIS Santo Amaro, composta pelas comunidades Ilha Santa Terezinha, Santo Amaro (Sítio do Céu e Vila dos Pescadores) e Rua Beco dos Casados. Localidade que concentra mais de 5 mil domicílios instalados, totalizando mais de 54% da população do bairro.

O Bairro de Santo Amaro tem uma localização privilegiada, cortada por vias importantes de circulação da cidade, como a Avenidas Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá e Norte, o que torna sua localização central e de fácil acesso a outros bairros e cidades da Região Metropolitana do Recife. Em seu território encontram-se alguns pontos importantes da cidade, tais como o Cemitério dos Ingleses (1814), o mais antigo do Recife e local de sepultamento do corpo do General Abreu e Lima; a igreja de Santo Amaro das Salinas e o Hospital de Santo Amaro. Todos esses integram Zona Especial de Patrimônio Histórico e Cultural do Recife (ZEPH).

Está localizado no bairro o mais importante cemitério público de Pernambuco, o cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, popularmente conhecido como “cemitério de Santo Amaro”, o Mercado de Santo Amaro, a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e a Faculdade Federal de Direito da (UFPE); várias instalações da administração pública e muitas empresas midiáticas, como a sede do Jornal do Commercio e a Rede de Televisão Universitária.

Um dos principais problemas locais é o ao tráfico e consumo de drogas, que, de modo geral, está associado a outros crimes como porte ilegal de armas, formação de milícias, aliciação de menores, assalto de ônibus, disputas territoriais e de mercado, e o homicídio, tendo como fator resultante a notificação da comunidade como área de risco da região metropolitana, monitorada pelas policias militar e civil com ações previstas no programa Pacto pela ida.

Endereço da Sede comunitária do Grupo AdoleScER na comunidade de Santo Amaro:

Rua Campo Florido, 301 Santo Amaro
Recife/PE CEP: 50110-557A

 

Fotos da AMIN formada, Natália Florêncio, durante o Projeto Fotocomunicação nas Comunidades.