banner_rodadefogo A Comunidade de Roda de Fogo está localizada no bairro dos Torrões, Região Política Administrativa 4 do Recife. Foi fundada em 1987 a partir da ocupação de um área de 60 hectares pertencente ao governo federal. O nome da comunidade teve origem na própria resistência das moradoras e dos moradores que, durante a ocupação, espalhavam pneus em volta dos barreiros e tocavam fogo formando círculos de fogo. Algumas pessoas exclamavam que parecia uma roda de fogo, mesmo nome da novela transmitida pela rede Globo na época.

Atualmente, e depois de uma luta histórica de seus/suas moradores/as, a comunidade tem em torno de 40.000 (quarenta mil) habitantes, a maioria residindo em casas de alvenaria, em ruas asfaltadas, com serviços de água encanada e energia elétrica. Porém, bem em seu centro, está situado a comunidade Calcinha Preta, com casas pouco estruturadas de dois ou três cômodos e sem infra estrutura adequada.

A comunidade é atendida por uma linha de transporte público e por vários espaços comunitários (praças, quadra esportiva, escolas, creches, postos de saúde, delegacia). O comércio, bastante fortalecido, é uma das principais fontes de renda local, atende as necessidades da população com diversidade de gêneros alimentícios, setores de vestuários, eletroeletrônicos, e serviços de assistência técnica em geral.

No entanto, as condições de saneamento básico, iluminação pública, coleta de lixo e os altos índices de violência é o que mais chama atenção de forma negativa na comunidade. Toda ela é cortada por um canal que devia servir apenas para drenar águas usadas, porém, lixo, móveis velhos e esgoto o deixam com um aspecto feio, atraindo roedores e causando um grande mau cheiro.

Um precário serviço de iluminação pública, que facilita a criminalidade como furtos, assaltos, tráfico e consumo de drogas, além de outros problemas como a briga por território entre diferentes facções, aumenta a vulnerabilidade da comunidade, tornando a vida dos moradores e das moradoras um constante desfio.

Endereço da Sede comunitária do Grupo AdoleScER na comunidade de Roda de Fogo: Rua Búzios, 30 Rodas de Fogo – Torrões

Fotos do AMIN formado, Anderson Silva, durante o Projeto Fotocomunicação nas Comunidades.