No dia 16 de outubro de 2000, surgia no Recife o Grupo AdoleScER com a missão de formar jovens lideranças para atuar na transformação e melhoria da qualidade de vida de suas comunidades e dos seus espaços escolares. Desde então, são 16 anos transformando histórias de adolescentes e crianças das comunidades de Caranguejo/Tabaiares, Roda de Fogo, Santo Amaro e Santa Luzia. Com o apoio de parceiros, o AdoleScER traz a perspectiva da redução da violência, do empoderamento sobre temas ligados a saúde, sexualidade, meio ambiente, direitos dentre outros. O caminho tem um norte: a formação para que a juventude possa sonhar e chegar à fase adulta com dignidade, cidadania e liberdade.

Feiras de Saberes pelos 16 anos 

Em comemoração aos 16 anos do Grupo AdoleScER, entre 11 e 19 de outubro, foram realizadas Feiras de Conhecimentos nas escolas parcerias da organização: Maria Goretti (Caranguejo/Tabaiares), Padre Henrique (Caranguejo/Tabaiares), José Maria (Santo Amaro), CAIC (Santa Luzia) e Pintor Lauro Villares (Roda de Fogo). Além de tendas sobre saúde, direitos e as dinâmicas do AdoleScER, as Feiras contaram com apresentações culturais, exposição fotográfica sobre cada comunidade e correio emocional. No aniversário do grupo AdoleScER, a essência da Educação entre Pares fio vista de forma viva, e o fortalecimento da identidade e o empoderamento juvenil agregaram aos momentos mostrando que comemorar também é aprender.

Três tendas foram dispostas para que os alunos e as alunas pudessem aprender e conhecer mais sobre sexualidade, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a história e as dinâmicas do Grupo AdoleScER. Os três espaços contavam com lideranças do AdoleScER, os Adolescentes Multiplicadores de Informação (AMIN), monitores e educadores. A Educação entre Pares, metodologia na qual jovens ensinam para jovens, era aplicada na sua essência, contribuindo para o interesse e a movimentação das tendas de formação.

Além das tendas, as Feiras contaram com apresentações culturais tanto dos adolescentes do Programa PazAMIN como das crianças do CriaPaz. Eles e elas mostraram a diversidade cultural do Recife e abordaram temáticas ligadas às formações através de peças de teatro, tocando maracatu, coco e ciranda, declamando paródias e jogando capoeira. Foram ricos momentos de fortalecer a cultura e a identidade da juventude, alinhado à construção coletiva do conhecimento.

As tendas e as apresentações culturais foram acompanhadas de uma exposição fotográfica na qual as fotos expostas seguiam a história de cada comunidade de atuação. As fotos despertaram a curiosidade dos adolescentes que reconheciam a si mesmos e suas comunidades nas imagens, fortalecendo os laços afetivos e a identidade de cada um e cada uma. Paralelo a todas essas atividades, circulava nas Feiras um correio emocional no qual os jovens podiam enviar recados de afeto uns aos outros, estimulando a cultura de paz.

As comemorações dos 16 anos do Grupo AdoleScER seguiram a proposta da organização: lúdicos, formativos, incentivando o protagonismo infanto-juvenil e com a perspectiva de agregar e transformar cada vez mais histórias.

 

Confira mais fotos, clique
aqui.

site-2 site-3 site-4 site-5 site-6 site-7 site-8 site-9 site