– Junho 2018 –

Participação do Grupo AdoleScER nas atividades da rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Grupo AdoleScER neste ano teve uma atuação participação significante junto com as ações da Rede de Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Pernambuco, durante todo o mês de maio contribuímos com a elaboração de uma série de atividades e ações relacionado ao tema 18 de maio.

No dia 10.05 – 13 adolescentes e jovens e 02 educadoras participaram do Momento Cultural promovido pela Rede de Enfrentamento de Pernambuco em parceria com as instituições não governamentais do nosso estado. Realizado na escola estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro. O evento teve como finalidade mobilizar a juventude além da realização de oficinas visando a preparação da caminhada de 18 de maio. Nos turnos da manhã e tarde foram realizadas oficinas temáticas: Crescer sem Violência, Percussão, Capoeira de Angola e Preparação de Cartazes e Faixas. Além disso, houve uma preparação para o Flash Mob, estratégia utilizada para chamar a atenção da população no trajeto da caminhada.

Nos dias 14 a 16 de Maio – A educadora Derivalda França esteve no II Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Brasília. A programação ocorreu em três eixos: Eixo I –  Políticas Públicas, Sociedade e Sustentabilidade; Eixo II – Participação e Protagonismo de crianças, adolescentes e jovens; Eixo III – Diversidade e Equidade.  Os 3 dias de evento nos proporcionou momentos ricos de conhecimento e troca de experiência acerca da temática. Além de mesas de debate com profissionais capacitados na temática, houve lançamentos de livros, pesquisas, vídeos relacionada a temática, apresentação cultural e rodas de debates e entre outros.

Caminhada 16 e 18 de Maio – Centenas de pessoas caminharam pelas ruas do Centro do Recife pedindo um basta aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Grupo AdoleScER participou através de seus educadores/as e jovens ligados aos projetos da instituição.  Dois dias antes, o Grupo AdoleScER promoveu a sua caminhada nas ruas da comunidade de Roda de Fogo em Parceria com a Escola Estadual Pintor Lauro Villares, vide link https://www.facebook.com/pg/GrupoAdoleScER/photos/?tab=album&album_id=1741483792582061
e https://youtu.be/dVB1HpLOhPg

No dia 23 de Maio – Foi a vez de trocarmos experiências no seminário “Mexa-se” – A infância precisa da Rede de Proteção. Realizado no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE). No período da manhã a programação seguiu com as seguintes abordagens: O lançamento da série “Que Corpo é Esse”, produzido pelo Canal Futura; Seguiu com um debate sobre Autoproteção de Crianças e Adolescentes, conduzidos pela Pedagoga Caroline Arcari e a socióloga Adriana Duarte. Já no horário da tarde foi exibido um documentário sobre Casamento Infantil, produzido pela Plan Internacional, seguido pelo debate na mesma temática, conduzido pela professora Valéria Nepomuceno e da socióloga Adriana Duarte. O Grupo AdoleScER esteve presente com 07 jovens das comunidades de Santo Amaro e Caranguejo Tabaiares e das educadoras Milene Eustáquio e Derivalda França.

24 a 25 de maio – A educadora Derivalda França, representante institucional na Rede, participou do curso de aperfeiçoamento temático Autoproteção de Crianças e Adolescentes, ministrado pela pedagoga Caroline Arcari, referência nacional na temática, nos dias 24 a 25 de Maio, no Cecosne. O curso aprofundou a discussão sobre a prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção. Abordarmos a importância de se falar do corpo, sentimentos e emoções, sexualidade, identidade de gênero e desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes e como abordar a temática a partir das faixa-etárias, gerando reflexão e troca de experiências entre os profissionais ali presentes.

Milene Eustáquio