Em tempos de desmontes e retrocessos das políticas públicas, que se agrava neste momento de pandemia em nosso país, se faz fundamental, a organização da população, tecer redes e criar estratégias em conjunto para lutar pela garantia dos direitos no Brasil, que foram conquistados através de muita luta social e morte de pessoas.

A juventude tem uma força imensa na condução desta organização social em prol do fortalecimento da sociedade e de seus direitos. Criatividade, disposição e vontade de querer mudar, estão correlacionados a nossa juventude!

Neste sentido, há mais de 1 ano, o Grupo Adolescer em parceria com outras instituições iniciou uma rede intermunicipal, denominada de: “Rede JCP – Rede Juvenil de Comunidades periféricas”, que reúne adolescentes e jovens de comunidades diferentes, mas de realidades bem parecidas. Os encontros são mensais, e agora, nesta pandemia, de forma virtual.

O objetivo da Rede JCP é o fortalecimento da juventude para desenvolvimento de ações, mobilização e organização popular em seus territórios, para que possa discutir e intervir sobre os problemas sociais existente nas periferias, em busca de uma melhoria social que passe pela redução das violências, implementação de políticas públicas através do trabalho em rede e do protagonismo juvenil.

Recentemente, a Rede JCP como estratégia de enfrentamento a COVID-19, criou um Rap, que está disponível em todas as plataformas digitais do Grupo Adolescer, onde faz uma análise política dos reais impactos do novo coronavírus nas periferias. O rap já se tornou videoclipe e está sendo compartilhado por muitas pessoas, esse, é um exemplo dentre outros que conseguimos fazer com a juventude através da Rede JCP.

Ah, aproveita e assiste o videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=3Eu9zcaE2Jc e não se esquece de compartilhar! 

Setembro 2020