O São João chegou no Grupo AdoleScER e no último dia 21 de junho, crianças e adolescentes dos projetos da organização passaram uma tarde no embalo do forró pé-de-serra, brincadeiras e comidas típicas juninas. As quatro comunidade de atuação do GA – Santa Luzia, Caranguejo/Tabaiares, Roda de Fogo e Santo Amaro – se reuniram na escola Creusa Barreto Dornelas Câmara (CAIC), em Santa Luzia/bairro da Torre. A interação e os momentos de lazer estimulam os vínculos afetivos e de respeito entre os jovens, como as quadrilhas juninas, quando todos seguram as mãos e formam uma ciranda, símbolo da união e da empatia entre as pessoas.

A realização do São João no Grupo AdoleScER é uma forma de incentivar a cultura nas crianças e nos adolescentes, lhes oferecendo laços afetivos culturais. É através desse incentivo cultural que a ação contribui com a propagação da cultura de paz e das propostas do GA para a transformação social da juventude que vive em situações de vulnerabilidade.

Sobre o São João: 

São João (santo católico) é conhecido como o “Santo Festeiro”. No seu dia, 24 de junho, são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos, especialmente os feitos de milho. No Nordeste do Brasil é onde o festejo encontra mais força e carrega todo um simbolismo popular junto com ele. Fogueiras, balões, fogos e outros elementos fazem parte do imaginário das festas juninas populares. São João faz parte da cultura popular do Brasil.

site 1 site 3 site 4 site