A luta social é capaz de mudar realidades! Neste sentido, os jovens líderes de opinião do Grupo AdoleScER, através do dispositivo do “FÓRUM COMUNITÁRIO” (implementado nos bairros para contribuir na mobilização, organização e ações para empoderamento das pessoas e fortalecimento das comunidades) os jovens vem debatendo e discutindo sobre os problemas sociais na comunidade junto com outros moradores. Unidos e unidas, tentando elaborar estratégias de intervenção que possa contribuir na resolução de problemas centrais que afetam a população ou na conscientização dos moradores.

Uma dessas estratégias, foi o “Brega protesto” construído neste espaço do Fórum Comunitário. Mas antes de falar do brega protesto, saiba um pouco mais sobre Caranguejo/Tabaiares.

Caranguejo Tabaiares fica localizada no bairro da Ilha do Retiro, na cidade do Recife, ao lado do campo do Sport Club, a mesma é uma área ZEIS (Zona especial de interesse social), Desde 2018, esta comunidade vem sofrendo ataques e ameaças da Prefeitura em articulação com empreiteiras, com uma proposta de remoção das famílias da comunidade para “revitalização dos canais do Prado” sendo assim, a comunidade por sua vez não poderia ficar calada e ficar omissa diante desta situação. Muitas famílias chegaram até a sair e terem suas casas demolidas, sendo estas removidas para 7km distante da comunidade de origem(O que pela lei do PRE ZEIS é ilegal), mas quem ficou na comunidade, resistiu!

Os jovens do Grupo AdoleScER diante desta problemática promoveu algumas rodas de debates dentro do Fórum comunitário e algumas ações em parceria com o Coletivo “Caranguejo Resiste”, e depois de muito esforço produziram o hit do momento, que é nosso “Brega protesto”.

Após a gravação da música, foi feito o  videoclipe, com muito esforço e participação de muitas pessoas, que está viralizando nas mídias sociais de forma incrível. o mesmo contou com apoio de outras organizações, como: Coque vídeo e CPDH, e ficou lindo, o que foi resultado de muitas reuniões do Fórum, debates, ensaios e trabalho duro principalmente nas gravações, com isso, no dia 10 de outubro do corrente ano foi possível ir nas ruas de Caranguejo e em parceria com o Coletivo “Caranguejo resiste” fazer o lançamento do vídeo. A comunidade gostou muito e os jovens participaram ativamente deste momento.

Várias páginas no instagram e no Facebook chegaram a publicar o videoclipe e muitos moradores compartilharam pra valer!

O melhor de tudo: Após muita luta, muito engajamento, muito debate, muitas oficinas e em uma semana depois do lançamento do vídeo, vocês nem imaginam… A comunidade venceu! O decreto foi revogado e as familiais não irão precisar sair mais de seu Território Afetivo.

O Grupo AdoleScER e a comunidade do Caranguejo estão muito feliz com está vitória, após muita luta e muita resistência da própria comunidade! #CaranguejoResisteParceiro!

Ou acessa o video diretamente no youtubeaqui

Texto de Igor Luan – Educador Social do Grupo AdoleScER

Outubro 2019